Competências

A competência técnica dos laboratórios da Arsenal do Alfeite, S.A. nas atividades que desenvolve é evidenciada de forma objetiva pelas diversas certificações e acreditações, obtidas a nível nacional e internacional.

Na Arsenal do Alfeite, S.A. as atividades são executadas cumprindo procedimentos de qualidade confirmados por evidências documentais. Toda a atividade é orientada para o cumprimento das obrigações e integral satisfação das expectativas dos clientes, com permanente monitorização das ações, subordinada a uma estratégia de melhoria contínua.

O Controlo da Qualidade é exercido em dois planos:

·    Uma permanente ação de autocontrolo, por parte dos executantes produtivos, onde a formação técnica em regime contínuo assume um papel relevante, associada à utilização de recursos de medição e monitorização, devidamente calibrados, assegurando a sua aptidão ao uso;

·     Uma Divisão de Laboratórios e de Controlo de Qualidade (DLQ) dotada de técnicos de controlo da qualidade devidamente qualificados e certificados, que asseguram as verificações, no âmbito de planos de inspeção e ensaios.

A Divisão de Laboratórios e de Controlo de Qualidade (DLQ) conta com seis laboratórios, cinco dos quais acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, sendo anualmente auditados pelo IPAC, de modo a verificar o cumprimento dos requisitos técnicos e de gestão com a norma de referência.

A Arsenal do Alfeite, S.A. dispõe de meios técnicos e humanos para a realização das atividades de ensaio e de calibração, estando ao serviço da manutenção de forma a garantir a qualidade e a satisfazer as necessidades dos Clientes, cumprindo os requisitos normativos, legais e dos Clientes. Os ensaios e as calibrações acreditados, podem ser realizados em qualquer área de atividade e para qualquer cliente.

No Laboratório de Metrologia, para além da calibração, é disponibilizado outro tipo de serviço que representa uma evidente mais valia para quem possui vários instrumentos de medição. Este serviço complementar consiste na gestão de planos de calibração, que se baseia no planeamento e coordenação das calibrações de todos os instrumentos de medição das empresas, incluindo um serviço de “aviso” que alerta antecipadamente as organizações que a data de calibração dos seus instrumentos de medição se aproxima.