Manutenção e Reparação Naval/Industrial
Submarino ARPÃO | Operação de Flutuação e Saída da Doca
24-11-2021

Realizou-se
este sábado a flutuação e a saída da doca seca da Arsenal do Alfeite, S.A.
(AASA) do submarino Arpão.
Trata-se da primeira revisão intermédia de um submarino da
classe Tridente realizada em Portugal.
Até
à data, todas as ações de manutenção com docagem tinham sido realizadas no
estaleiro construtor, na Alemanha. Desde 2008 que não se realizava em Portugal
uma intervenção desta complexidade neste tipo de meios.
§ Primeira revisão intermédia de um submarino da classe Tridente em Portugal. Todas as anteriores ações de manutenção com docagem tinham decorrido no estaleiro construtor, na Alemanha, com custos muito elevados para o país.
§ Esta operação demonstra a capacidade da Arsenal do Alfeite de realizar
operações complexas de manutenção de submarinos da tkMS, um dos principais
construtores do mundo, abrindo um mercado junto das forças armadas de países
aliados.
§ Participaram neste projeto, em média, mais de 100 profissionais altamente
qualificados.

Esta revisão intermédia foi caracterizada pela
elevada complexidade tecnológica do submarino e pelos exigentes requisitos de
segurança, ambiente e qualidade.
A operação requereu a desmontagem, revisão e
reparação em oficina da maioria dos sistemas e equipamentos e a sua posterior
instalação e teste a bordo; a inspeção ao casco resistente (exterior e
interior), o que implicou o mapeamento e reparações do aço, com medição de
espessura, controle dimensional, enchimentos por soldadura, líquidos
penetrantes e raio-X; o controle dimensional do casco do submarino; a
intervenção em todos os tanques interiores e exteriores; a manutenção corretiva
e planeada da secção dos tubos lança-armas; a manutenção geral dos mastros do
submarino em espaços oficinais próprios da AASA, bem como controlar um número
de itens superior a 10.000, o que se traduziu na necessidade de desenvolver
novas soluções internas, como a criação de um hub logístico dedicado ao projeto.
O modelo de gestão de projeto foi assegurado de
forma tripartida, tendo sido constituída uma equipa de projeto dedicada que
trabalhou de forma integrada com a estrutura funcional do estaleiro, com a
equipa de projeto da tkMS e com a Marinha Portuguesa.
Durante as próximas semanas serão realizadas as
provas a cais na Base Naval de Lisboa, às quais se seguirão as provas de mar e
a entrega do submarino à Marinha Portuguesa.
Está já agendada para 2022 a entrada do outro
submarino da classe, o Tridente, para uma intervenção intercalar e existem
conversações com nações aliadas para oferecer esta capacidade muito rara no
mercado mundial, nomeadamente no que respeita à intervenção em componentes e
sistemas.