Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Associação Pro Maior visitam Arsenal do Alfeite, S.A.

14-07-2017

Em maio, aquando das comemorações do Dia da Marinha, na Póvoa de Varzim/Vila do Conde, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, anunciou que, em 2018, a Póvoa de Varzim iria receber o primeiro salva-vidas moderno e que este se iria chamar “Cego do Maio”.

A nova embarcação está a ser construída na Arsenal do Alfeite, S.A. e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi convidado a visitar o estaleiro naval e verificar o processo de fabricação do novo salva-vidas.

A visita decorreu na passada 5ª feira 12 de julho, e Andreia Ventura, Presidente do Conselho de Administração, Rui Rapaz Lérias e Miguel Silva Pereira, Membros do CA, e Pedro Paulouro, Diretor de Recursos, receberam o Engº Aires Henrique Pereira.

A Presidente do Conselho, iniciou a visita com uma apresentação da Arsenal do Alfeite, as suas instalações e localização privilegiada, o processo de internacionalização, assim como, os  principais objetivos estratégicos da Arsenal do Alfeite.

A visita ao Estaleiro permitiu ainda visitar algumas das suas principais capacidades distintivas, como seja, a Divisão de Sistemas de Combate e Comunicações, seguindo-se a Divisão de Mecânica e a de Carpintaria, onde se encontra a decorrre o processo de construção das inovadoras lanchas salva-vidas para o ISN.

Por último, e depois de uma passagem pela Doca flutuante, visitou-se a Doca Seca onde foi possível conhecer o processo de reparação de uma embarcação de grandes dimensões, local que irá ser objeto, ainda em 2017, de uma intervenção com vista ao seu prolongamento permitindo a revisão dos submarinos da esquadra da Marinha Portuguesa já a partir de 2018.

Acompanharam o Presidente da Câmara nesta visita, o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, o Capitão dos Portos Póvoa de Varzim / Vila do Conde, Capitão-Tenente José Manuel Marques Coelho, o Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, o Assessor da Presidência, Coronel Paulo Esteves, e Ricardo Silva.

O Presidente da Câmara manifestou o seu agrado e gratidão perante a administração da Arsenal pela receção e possibilidade de conhecer o processo de construção do salva-vidas “Cego do Maio”, que a Póvoa terá em honra desse extraordinário poveiro que no século XIX salvou tanta gente e foi distinguido com as mais altas condecorações nacionais.

Aires Pereira deseja receber a embarcação na nossa cidade em 2018, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do Cego do Maio que o Município vai organizar.

Saiba mais em:www.arsenal-alfeite.pt

Voltar à listagem