Presidente da República visita Arsenal do Alfeite, S.A.

11-07-2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a Arsenal do Alfeite, S.A., no passado dia 06 de junho de 2017, num ambiente de grande proximidade e fraternidade com os trabalhadores.

Deixou uma mensagem de esperança, dizendo que “Há uma viragem histórica” e que "Existe futuro para a Arsenal do Alfeite." 


Há cerca de 45 anos que um Presidente da República não visitava o histórico estaleiro público de construção, manutenção e reparação naval situado no Alfeite, na Base Naval de Lisboa em Almada, com valências únicas no país.


O Presidente da República pode, assim, conhecer presencialmente a realidade do maior estaleiro público do País, orgulhoso herdeiro das tercenas navais, de 1396, e do Arsenal Real da Marinha, de 1755, e que se encontra em fase de expansão, quer pela retoma da construção naval — através da construção de inovadoras lanchas salva-vidas em material compósito para o Instituto de Socorros a Náufragos —, quer pela capacitação das suas infra-estruturas e recursos humanos, com vista à revisão dos submarinos da esquadra da Marinha portuguesa já a partir de 2018.

Visitou diversas oficinas e disponibilizou-se para um vasto registo fotográfico com os trabalhadores Arsenalistas, que o receberam de forma calorosa.

O Presidente da República pode ainda deixar uma mensagem no livro de honra da AASA, onde se transcreve na integra o seu conteúdo.

 

“Foi com satisfação que, nesta minha primeira visita à Arsenal do Alfeite, S.A., como Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, pude constatar a importância e a relevância deste estaleiro para o país e para a estratégia nacional de desenvolvimento da Economia de Defesa e do Mar.

Imprescindível para as necessidades específicas da Marinha, a Arsenal do Alfeite, S.A. é uma clara demonstração da união da arte de bem-fazer com a valorização profissional, materializadas em décadas de experiência no campo da manutenção e da reparação naval.

E, tendo como referencial um caminho de desenvolvimento, inovação e alargamento do processo de internacionalização, desejo os maiores êxitos a todos os profissionais que aqui servem, diariamente, com esforço e dedicação, a empresa, a Marinha e Portugal.”

 

Por ocasião da visita foi ainda “descerrada” uma Roda do Leme, construída numa parceria entre a Arsenal do Alfeite e a Marinha Portuguesa.

A acompanhar a visita estiveram para além do Conselho de Administração da AA, a Ministra do Mar, os Secretários de Estado da Defesa e das Pescas, Almirante CEMA, autarcas e demais entidades.

Voltar à listagem