Curso de Estado Maior Conjunto do Instituto Universitário Militar Visita Arsenal do Alfeite

16-02-2017

No passado dia 10 de fevereiro, a Arsenal do Alfeite recebeu a visita de 34 oficiais do Curso de Estado Maior Conjunto do Instituto Universitário Militar. A visita, integrada no módulo de Administração de Recursos Materiais, pretendia dar a conhecer a Arsenal do Alfeite, por forma a ficarem com uma perspetiva dos projectos e trabalhos desenvolvidos, e em curso, bem como com uma visão dos projetos futuros. O acolhimento e boas vindas ficaram a cargo do Almirante Rapaz Lérias, vogal do Conselho de Administração. 

Seguiu-se uma apresentação institucional da Arsenal do Alfeite, enquanto Plataforma Naval Global, a sua missão e objectivos, as capacidades disponíveis, os factores que a diferenciam e quais os projectos em curso e os de futuro.

A visita de estudo incluiu a visita à Divisão de Sistemas de Combate e Comunicações, onde os visitantes foram conduzidos pelas diferentes áreas de trabalho, tendo-lhes sido explicado o conteúdo funcional de cada uma delas. Os visitantes ficaram com uma visão geral dos sistemas em intervenção ao percorrer a “nave principal”, bem como a Oficina de Radares, Comunicações e Giroeléctricos, Pneumática, Óptica e Electroóptica, que são áreas mais específicas e muitíssimo especializadas.

Após uma passagem pelos meios de carenagem - doca seca, doca flutuante e planos inclinados - onde foi visível a capacidade de carenagem disponível para os navios da Marinha de Guerra Portuguesa, desde fragatas e submarinos até às lanchas de fiscalização, finalizou-se a visita na Divisão de Mecânica, tendo os oficiais a oportunidade de visitar as mais diversas áreas: sistemas de propulsão, incluindo motores diesel e sistemas auxiliares - pneumática, hidráulica, mecânica de frio - e ainda sistemas de comando e controlo. Por último, as áreas da manufactura de condutas e de encanamentos e das máquinas-ferramentas, onde puderam observar as rectificadoras, os tornos paralelos e a máquina de corte com controlo numérico (CNC). 

A Arsenal recebe com frequência pedidos de visita quer de Organismos de Ensino da Marinha, quer de outros organismos Universitários Nacionais, militares e civis, o que desde logo nos orgulha e aos quais temos demonstrado sempre total disponibilidade, mostrando que a Arsenal do Alfeite é uma Empresa de capitais públicos aos serviço do País.


Voltar à listagem