Um dia a Recordar

22-12-2016

    

No dia 19 de dezembro de 2016 no decurso dos trabalhos ocorreu o embarque dos Motores Principais (MPP´s) do navio, alguns dos sistemas de armas, mais exactamente o lançador Seasparrow, a base do CIWS Phalanx e a peça de 100mm, na Fragata “Corte Real” no cais acostável da Arsenal do Alfeite (AA).

O embarque foi planeado para se realizar em duas fases, uma durante a manhã (MPP´s, viga) e a outra de tarde (contentor do Seasparrow, base da Phalanx e a peça de 100mm).

A operação de maior risco e complexidade residiu no embarque dos MPP´s, quer pelo espaço disponível, quer pela necessidade de se efetuarem duas rotações de 180º destes equipamentos, todos eles com muitas toneladas de peso, antes do assentamento do motor no fixe no interior do módulo.

Por último, foi realizada a manobra de embarque da peça de 100mm com um peso de 22 toneladas no castelo.

Este dia fica marcado, por ser a primeira vez que uma fragata da classe Vasco da Gama efectuou tal manobra, usual nas grandes intervenções planeadas, acostada ao cais acostável na Arsenal do Alfeite. É ainda de realçar a utilização da grua de 40 toneladas, meio impar em capacidade, precisão e segurança para realizar esta manobra, e que se constitui como um dos equipamentos estratégicos do estaleiro.

A AA e seus trabalhadores, estão de parabéns, quer pela forma exemplar em que decorreu toda a manobra, quer pelo cumprimento do planeamento previamente estabelecido. A fragata saiu do cais acostável à hora planeada, 16h30, de retorno à BNL.


Voltar à listagem